Mundo

Brasileiros ficam de fora da 4ª lista de estrangeiros autorizados a sair de Gaza

Ao todo, 2.226 pessoas já foram autorizadas a deixar Gaza pela passagem de Rafah

Brasileiros ficam de fora da 4ª lista de estrangeiros autorizados a sair de Gaza
Brasileiros ficam de fora da 4ª lista de estrangeiros autorizados a sair de Gaza
As primeiras pessoas a cruzarem a fronteira entre Gaza e Rafah desde o início do conflito, em 7 de outubro. Foto: Mohammed ABED / AFP
Apoie Siga-nos no

Os cidadãos brasileiros ficaram de fora pela 4ª vez da lista de estrangeiros autorizados por Israel a deixar Gaza, segundo uma nova lista, divulgada neste sábado pela embaixada do Brasil na Palestina.

Nesta nova leva de estrangeiros, 599 foram autorizados a deixar o país. Nova lista inclui 386 cidadãos dos Estados Unidos, 112 do Reino Unido, 51 da França, e 50 da Alemanha.

Ao todo, 2.226 pessoas foram autorizadas a deixar Gaza pela passagem de Rafah, na fronteira com o Egito. Sendo:

  • 1ª lista: cerca de 480 estrangeiros;
  • 2ª lista: 576 estrangeiros;
  • 3ª lista: 571 estrangeiros;
  • 4ª lista: 599 estrangeiros.

A Embaixada de Israel em Brasília afirmou que a demora na autorização é culpa do Hamas. Atualmente 34 brasileiros estão na Faixa de Gaza e precisam do aval para atravessar a fronteira para o Egito.

“Israel está fazendo absolutamente tudo que pode e que está ao seu alcance para que todos os estrangeiros deixem a Faixa de Gaza o mais rapidamente possível. Qualquer outra afirmação está errada e é fruto de fake news ou desinformação sobre essa complexa e desumana situação criada exclusivamente pelo Hamas”, diz.

Negociação brasileira

Na quinta-feira 2, o Itamaraty intensificou as tratativas pela repatriação. A pasta informou que o ministro das Relações Exteriores no Brasil, Mauro Vieira, fez contato telefônico com o chanceler do Egito, Sameh Shoukry, reiterando o pedido pela liberação da passagem de Rafah para os brasileiros retidos em Gaza, para que possam entrar em território egípcio e ser imediatamente repatriados.

A Embaixada do Brasil na Palestina recebeu pedido de repatriação de 34 pessoas, sendo 24 brasileiros e 10 palestinos que pediram apoio brasileiro para migração. São 18 esperando na cidade de Rafah e 16 em Khan Yunis, a 10 km da passagem.

Quando liberado, o grupo deverá ser recebido por uma equipe do Itamaraty do lado egípcio da fronteira e levado de ônibus até a capital, Cairo, de onde voarão para o Brasil numa aeronave da Presidência brasileira que já está em solo egípcio.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo