Mundo

Após encontro com Dilma, Maduro confirma entrada da Venezuela no Banco dos Brics

Anúncio foi feito pelo presidente venezuelano durante sua passagem pela China

Maduro ao lado de Dilma Rousseff, presidenta do Banco dos Brics. Foto: AFP PHOTO / Venezuelan Presidency
Apoie Siga-nos no

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, confirmou que o país será o novo integrante do Banco dos Brics. O anúncio foi feito nesta terça-feira 12, em uma transmissão na TV estatal feita diretamente da China.

“Dei ordem à vice-presidente do Executivo para tomar todas as medidas necessárias para que a Venezuela ingresse o Banco dos Brics”, anunciou Maduro na transmissão. Ele repetiu a frase em um texto publicado nas redes sociais.

A confirmação da entrada da Venezuela no NDB ocorre poucos dias após um encontro entre Maduro e Dilma Rousseff, atual presidente do banco, a quem ele chamou de ‘grande amiga da Venezuela’.

“Visitamos o magnífico e imponente edifício que é a sede do Banco dos Brics e lá encontramos uma grande amiga da Venezuela, a presidente Dilma Rousseff”, destacou Maduro.

O Banco do Brics tem o objetivo de mobilizar recursos para investir em projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável em mercados emergentes. A estratégia do banco para o período entre 2022 e 2026 é intitulada Aumentar o Financiamento do Desenvolvimento para um Futuro Sustentável.

As áreas de operação do NDB se dividem em:

  • Energia Limpa e Eficiência Energética;
  • Infraestrutura de transporte;
  • Água e saneamento;
  • Proteção do meio ambiente;
  • Infraestrutura social; e
  • e Infraestrutura digital.

A entrada da Venezuela no Banco dos Brics é um primeiro passo de Maduro rumo ao objetivo de integrar seu país ao bloco. O Brics foi, recentemente, ampliado e agora conta com outros seis membros, além dos países fundadores. Lula já defendeu que o país comandado por Maduro faça parte da coalizão.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo