CartaExpressa

Lula defende a inclusão da Venezuela nos Brics

Após encontro em Brasília, o presidente da Venezuela definiu o bloco como ‘o grande ímã dos que querem um mundo diferente’

Nicolás Maduro e Lula, em Brasília. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) afirmou nesta segunda-feira 29 ser favorável à entrada da Venezuela nos Brics, o bloco composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

A declaração foi concedida após encontro com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, em Brasília.

“Se perguntar a minha vontade, eu sou favorável”, disse o petista. Ele ressaltou, porém, que a inclusão depende de um pedido formal da Venezuela e de uma deliberação do bloco em reunião de cúpula.

Maduro, por sua vez, definiu os Brics como “o grande ímã dos que querem um mundo diferente”.

“Se perguntarem à Venezuela: ‘vocês aspiram algum dia estar juntos aos Brics? Sim. Queremos fazer parte dos Brics, de forma modesta. Mas sim. Fazer parte dos Brics e acompanhar a construção dessa nova arquitetura, dessa nova geopolítica mundial, desse novo mundo que está na nossa frente”, emendou o chefe de Estado venezuelano.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar