Mundo
Após bloquear o Facebook, Rússia anuncia medidas contra Twitter e Booking
Segundo órgão regulador, o acesso às mídias sociais foi restrito e o mercado online de hospedagem não oferece mais a opção de reservar acomodações no país
O órgão regulador das comunicações na Rússia, o Roskomnadzor, anunciou nesta sexta-feira 4 novas restrições de acesso a redes sociais e sites no País.
Após comunicar o bloqueio do Facebook, o órgão de vigilância se voltou contra “práticas discriminatórias do Twitter e do Booking.com”, segundo a agência russa Sputnik News.
Conforme o Roskomnadzor, o acesso às mídias sociais foi limitado e o mercado online de hospedagem não oferece mais aos clientes a opção de reservar acomodações na Rússia.
Antes, ao anunciar o bloqueio do acesso ao Facebook, o órgão acusou a plataforma de “discriminação” contra meios de comunicação russos como a televisão Zvezda, a agência Ria Novosti, a rede internacional RT e os portais Lenta.ru e Gazeta.ru.
De acordo com o Roskomnadzor, essas restrições “violam os princípios-chave da livre divulgação de informações e acesso irrestrito dos usuários à mídia russa em plataformas estrangeiras da Internet”.
O Facebook, por sua vez, afirmou que a medida privaria “milhões de pessoas” de “informações confiáveis” e de um fórum para trocar opiniões.
Também nesta sexta, o presidente russo, Vladimir Putin, sancionou uma lei que estabelece pena de prisão para quem publicar “notícias falsas” sobre as Forças Armadas, em meio ao avanço da operação militar deflagrada contra a Ucrânia.
O texto, votado pouco antes pelos deputados, também pretende punir “os apelos à imposição de sanções contra a Rússia”.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Embaixador russo na ONU diz que tropas de Putin não têm culpa por incêndio em usina nuclear
Por CartaCapital
UE aplicará novas sanções se Rússia não parar a guerra na Ucrânia
Por AFP
Governo da Rússia pede a suspensão da exportação de fertilizantes
Por CartaCapital



