Mundo
Andy Burnham confirma que apresentará candidatura para suceder Starmer
O primeiro-ministro britânico, o trabalhista Keir Starmer, anunciou sua renúncia após menos de dois anos no cargo
O trabalhista Andy Burnham, até agora prefeito da Grande Manchester, afirmou nesta segunda-feira 22 que a renúncia do primeiro-ministro Keir Starmer à liderança do partido “marca o início de uma transição”, ao confirmar que se apresentará como candidato.
Burnham, da ala mais à esquerda do Partido Trabalhista, conquistou na semana passada uma vaga no Parlamento britânico, condição indispensável para aspirar ao cargo de primeiro-ministro.
Wes Streeting, que renunciou em maio ao cargo de ministro da Saúde e que havia anunciado que participaria de uma disputa pela liderança do partido, afirmou nesta segunda-feira que vai apoiar Burnham, o que significa que o ex-prefeito da Grande Manchester pode se tornar líder trabalhista sem a necessidade de uma eleição.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


