Mundo
Primeiro-ministro britânico Keir Starmer renuncia ao cargo
O mandato do trabalhista britânico sucumbiu a semanas de pressões internas em seu partido e uma profunda impopularidade
O primeiro-ministro britânico, o trabalhista Keir Starmer, anunciou nesta segunda-feira 22 sua renúncia após menos de dois anos no cargo, após semanas de pressões internas em seu partido e de uma profunda impopularidade.
“Todas as decisões que tomei foram para colocar o país que amo em primeiro lugar. É por isso que vou renunciar como líder do Partido Trabalhista”, disse Starmer, com a voz embargada, em um discurso diante da residência do chefe de Governo em Downing Street.
Starmer afirmou que o processo de escolha de um novo líder do Partido Trabalhista começará em julho e que permanecerá como primeiro-ministro até que seu sucessor seja definido. O novo líder da legenda assumirá o cargo em setembro.
Watch live: My statement. https://t.co/MX7ga3FRGq
— Keir Starmer (@Keir_Starmer) June 22, 2026
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


