Justiça
Toffoli é internado para cirurgia e tem sinais de infecção por covid-19
Magistrado havia testado negativo para o coronavírus em exames anteriores


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, foi internado no sábado 23 para drenagem de um pequeno abscesso. Segundo informações da Corte, a cirurgia transcorreu bem, mas Toffoli apresentou sinais respiratórios que sugeriram infecção pelo novo coronavírus e permanecerá em observação médica.
Toffoli foi submetido a um teste de covid-19 na quarta-feira 20, e o resultado havia sido negativo. Em 28 de abril, outro teste também não detectou contaminação pela doença.
Sem confirmação de que o magistrado tenha contraído o vírus, ele ficará de licença médica por sete dias, com possibilidade de prorrogação. Até o momento, ele respira sem ajuda de aparelhos. No período em que Toffoli ficará internado, o ministro Luiz Fux assume a presidência do STF.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.