Justiça
TCU elege Vital do Rêgo como novo presidente
Ministro assume o cargo em 1° de janeiro com o mandato de um ano que pode ser renovado


O ministro Vital do Rêgo foi eleito, por unanimidade, presidente do Tribunal de Contas da União nesta quarta-feira 4. A cerimônia de posse ocorre na próxima quarta-feira 11 e o magistrado assume o mandato em 1° de janeiro .
Os ministros também elegeram Jorge Oliveira como vice-presidente do TCU, substituindo Vital do Rêgo em casos de necessidade, que ocupou o mesmo cargo em 2023 e 2024. Tanto o presidente quanto o vice terão o mandato de um ano, com possibilidade de recondução por mais um ano.
Antes de iniciar carreira no TCU em 2015, Vital foi vereador de Campina Grande, na Paraíba, entre 1989 e 1995, deputado estadual entre 1995 e 2007 com três mandatos consecutivos, deputado federal entre 2007 e 2011 em dois mandatos, senador entre 2011 e 2014.
Embora tenha sido eleito por unanimidade, a eleição no TCU segue o critério informal de antiguidade. Com isso, o presidente e o vice-presidente eleitos são os ministros mais antigos que ainda não tenham assumido a função.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.