Justiça

STM declara indigno um tenente do Exército por fraude financeira

A Corte determinou a perda de posto e patente do militar

STM declara indigno um tenente do Exército por fraude financeira
STM declara indigno um tenente do Exército por fraude financeira
Foto: Divulgação/Flickr/STM
Apoie Siga-nos no

O Superior Tribunal Militar decidiu, por unanimidade, declarar indigno para o oficialato o segundo-tenente do Exército Deyvison Ferreira, atualmente na reserva não remunerada. A Corte determinou, em julgamento realizado em 4 de setembro, a perda de posto e patente.

O militar havia sido condenado na Justiça castrense a quatro anos de reclusão por estelionato.

Conforme a denúncia, Ferreira fraudou um sistema enquanto chefiava a tesouraria do 52º Batalhão de Infantaria de Selva, em Marabá (PA). O Ministério Público Militar sustenta que ele alterou ordens de pagamento destinadas a fornecedores e inseriu seus próprios dados bancários como beneficiário.

O MPM afirma também que ele tentou três vezes manipular informações em pagamentos de diárias de um soldado, a fim de enviar os recursos para sua conta pessoal.

Segundo a Promotoria, houve a devolução do dinheiro, mas somente depois de a fraude vir à tona. A conduta, na avaliação do órgão, caracterizou grave violação ao dever de fidelidade e atentou contra os princípios de honra e ética das Forças Armadas.

Com a condenação definitiva — sem possibilidade de recursos —, a Procuradoria-Geral da Justiça Militar pediu ao STM a declaração de indignidade do oficial.

Representante do segundo-tenente, a Defensoria Pública da União apontou não ser possível declarar indigno um oficial já transferido para a reserva, sob o risco de violação a princípios constitucionais como proporcionalidade e estabilidade das relações jurídicas. Para a DPU, também houve erros na condenação.

Relator do caso no STM, o ministro Artur Vidigal de Oliveira votou por acolher a representação da PGJM e recebeu o endosso de todos os demais ministros presentes.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo