CartaExpressa

STJ nega recurso de Joice Hasselmann em caso sobre plágio de reportagens

Sindicato parananese de jornalistas comprovou, em 2015, que Joice teria plagiado 65 reportagens, escritas por 42 jornalistas diferentes

A ex-deputada Joice Hasselmann. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O ministro Marco Buzzi, do Superior Tribunal de Justiça, rejeitou um recurso da ex-deputada Joice Hasselmann para anular a decisão do Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Paraná contra ela por plágio de reportagens. A decisão foi publicado no Diário Oficial da Justiça desta terça-feira 3.

A entidade comprovou, em junho de 2015, que Joice teria plagiado 65 reportagens, escritas por 42 jornalistas diferentes, quando mantinha um site chamado Blog da Joice. Com isso, ela está impedida de ingressar o corpo social do Sindicato.

No recurso, a ex-deputada não contestava o mérito da decisão do Conselho de Ética, mas pedia a nulidade da decisão, sob a alegação de que não foi notificada para se defender das acusações.

Os argumentos da defesa chegaram a ser aceitos pela Justiça da 1ª instância, mas acabaram derrubados pelo Tribunal de Justiça do Paraná. O sindicato demonstrou que a correspondência com a notificação foi recebida pelo porteiro do edifício onde Joice morava no dia 21 de novembro de 2014.

A decisão do Conselho de Ética impôs advertência por contrafação e impede Joice de entrar para o sindicato e de usar os serviços e benefícios disponibilizados pela entidade. À época, a jornalista disse chamou os jornalistas que a acusaram de plágio de “invejosos”, “frustrados” e “vagabundos ligados ao PT e à CUT”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo