Justiça
STJ determina que presos com fiança pendente sejam soltos em todo o País
Decisão foi tomada após Espírito Santo soltar os presos condicionados ao pagamento das fianças
O ministro Sebastião Reis Júnior, do Superior Tribunal de Justiça, determinou a soltura de presos cuja liberdade provisória dependa do pagamento de fiança. A decisão foi tomada na quarta-feira 01 e se estendeu após uma liminar que se aplicava somente ao Espírito Santo, já que, segundo a Defensoria Pública da União, os impactos do coronavírus e os perigos de uma crise ainda maior no sistema prisional são sentidos em todo o Brasil, e não apenas no ES.
“A situação de emergência em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19) ultrapassa os presídios situados no estado do Espírito Santo, visto que as situações precárias de insalubridade podem ser constatadas em todas as prisões brasileiras.”, constava o pedido da DPU, assim como pedidos de magistrados de outros estados – incluindo São Paulo, que tem a maior população carcerária do País e concentra a maioria dos casos da doença.
Deferindo o pedido da Defensoria Pública, o ministro recomendou aos tribunais de Justiça que verifiquem quais são as demais medidas às quais os presos estão sujeitos.
Isso porque a decisão do ministro faz com que todas as pessoas que ainda estejam sob custódia apenas por não terem pagado a fiança sejam soltos, mas isso não anula demais medidas cautelares já determinadas pelos juízes.
“Por sua vez, nos processos em que não foram determinadas outras medidas cautelares, sendo a fiança a única cautela imposta, é necessário que os Tribunais de Justiça estaduais e os Tribunais Regionais Federais determinem aos juízes de primeira instância que verifiquem, com urgência, a conveniência de se impor outras cautelares em substituição à fiança ora afastada.”, escreveu o ministro.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


