Justiça
STF torna réus mais 250 acusados de envolvimento no 8 de Janeiro; só Mendonça e Kassio divergem
A Corte já decidiu pela abertura de ações penais contra 550 pessoas por participação na depredação das sedes dos Três Poderes


O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta segunda-feira 8 tornar réus mais 250 acusados de envolvimento nos atos golpistas de 8 de Janeiro.
O julgamento ocorreu no plenário virtual da Corte e tinha de ser finalizado até as 23h59 desta segunda.
Ao todo, o STF já decidiu pela abertura de ações penais contra 550 pessoas por participação na depredação das sedes dos Três Poderes.
Votaram pelo recebimento das denúncias contra os 250 acusados:
– Alexandre de Moraes;
– Dias Toffoli;
– Cármen Lúcia;
– Edson Fachin;
– Rosa Weber;
– Gilmar Mendes;
– Luís Roberto Barroso; e
– Luiz Fux.
Divergiram parcialmente os ministros:
– André Mendonça; e
– Kassio Nunes Marques.
Este é o terceiro grupo de investigados, totalizando 550 das 1.390 denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República, todas focadas nos executores e nas pessoas acusadas de incitar a depredação.
Elas vão responder pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de estado, dano qualificado e incitação ao crime. Haverá coleta de provas e depoimentos de testemunhas de defesa e acusação. Depois, o STF julgará se condena ou absolve os acusados, o que não tem prazo para ocorrer.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Líder do governo quer levar áudios de Elcio Franco à CPMI do 8 de Janeiro
Por Wendal Carmo
‘Por que a oposição não indicou os membros para a CPMI do 8 de Janeiro?’, provoca ministro
Por CartaCapital