Justiça
STF tem 4 votos para derrubar indenização a deputados de São Paulo; entenda o caso
O julgamento ocorre no plenário virtual da Corte e terminará na próxima sexta-feira 30
O Supremo Tribunal Federal tem três votos para declarar a inconstitucionalidade de um trecho da Constituição do estado de São Paulo que prevê o pagamento de indenização a deputados estaduais convocados para sessões extraordinárias da Assembleia Legislativa paulista.
O ministro Cristiano Zanin, relator da ação da Procuradoria-Geral da República, votou por derrubar parte desse dispositivo e recebeu o endosso de Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Flávio Dino. O julgamento ocorre no plenário virtual da Corte e terminará na sexta-feira 30.
O trecho contestado estabelece que, em caso de sessões extraordinárias, veda-se “o pagamento de parcela indenizatória de valor superior ao subsídio mensal”. Ou seja, o dispositivo autoriza um deputado a receber até o dobro de seu salário, a depender do número de sessões extraordinárias.
Segundo a PGR, essa redação viola o artigo da Constituição Federal (objeto de emenda aprovada em 2006) a definir que, em sessões extraordinárias do Congresso Nacional, proíbe-se “o pagamento de parcela indenizatória, em razão da convocação”.
Ao acolher a demanda da Procuradoria-Geral, Zanin afirmou já haver um entendimento no STF de que os estados também devem observar a vedação de indenização por sessões extraordinárias, “em razão do princípio da simetria federativa”.
Zanin não votou por derrubar todo o artigo, mas apenas o trecho com a expressão “de valor superior ao subsídio mensal”.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
AGU aciona o STF e pede medidas imediatas contra desinformação e violência nas redes sociais
Por CartaCapital
Trama golpista: STF ouve ex-ministro da Saúde e mais 9 testemunhas nesta segunda
Por CartaCapital
Bolsonaro faz novo pedido para adiar os depoimentos sobre a trama golpista no STF
Por Vinícius Nunes



