Justiça
STF marca julgamento sobre Lei das Estatais para 6 de dezembro
Ação pode abrir espaço para indicações políticas do governo em empresas públicas


O Supremo Tribunal Federal marcou para 6 de dezembro a retomada do julgamento sobre o processo que trata da nomeação de políticos para cargos de empresas estatais.
Os ministros analisam a Ação Direta de Inconstitucionalidade 7331, que pode abrir espaço para o governo Lula (PT) indicar políticos para postos nas companhias do Estado.
A ação, de autoria do PCdoB, trata de normas estabelecidas pelo governo de Michel Temer (MDB) que impõem vedações a políticos no comando de empresas públicas, por meio da Lei das Estatais.
Em março, os ministros André Mendonça e Dias Toffoli haviam pedido vista do processo. O instrumento permite a interrupção do julgamento para que um magistrado analise melhor a ação em discussão.
O julgamento volta ao plenário com o voto de Mendonça.
O relator do caso é o ministro Cristiano Zanin, que sucedeu Ricardo Lewandoswki no posto. O magistrado hoje aposentado havia flexibilizado as normas por meio de uma liminar.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Como Lula entrou em campo para reduzir a tensão após PEC que interfere no STF
Por CartaCapital
Lula sanciona pensão para filhos de pessoas com hanseníase submetidas a isolamento forçado
Por Wendal Carmo