Economia
Senador vai à PGR contra ministro do TCU por condução do caso Master
Alessandro Vieira defendeu levar o tema ao STF. O alvo da representação é Jhonatan de Jesus, que lidera o processo na Corte de Contas
O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) acionou a Procuradoria-Geral da República contra o ministro do Tribunal de Contas da União Jhonatan de Jesus por suposto abuso de autoridade na condução das investigações sobre a liquidação do Banco Master.
Na representação, Vieira diz que a exigência de que o Banco Central justifique o mérito de ordenar a liquidação não conta com amparo legal. Para o senador, o TCU não tem competência para agir como uma “instância revisora de regulação bancária”.
Em novembro de 2025, o BC determinou a liquidação extrajudicial do Master. Quando isso ocorre, o banco deve encerrar suas operações e vender seus ativos. O TCU, no entanto, decidiu realizar uma inspeção para analisar se o Banco Central se omitiu ou exagerou na decisão.
Segundo Alessandro Vieira, ao cobrar que o BC demonstre a ausência de alternativas à liquidação, “o ministro está exigindo que se justifique o mérito de conveniência e oportunidade de um ato de polícia administrativa”.
O senador entende que houve abuso de autoridade em três atos: quando Jesus decidiu inspecionar o BC, quando sinalizou a possibilidade de reverter a liquidação e quando questionou se a liquidação seria a solução mais adequada.
À PGR, Vieira defendeu levar o caso ao Supremo Tribunal Federal para suspender qualquer ato do TCU que interfira no processo administrativo de liquidação do Master. A Procuradoria-Geral não havia se pronunciado sobre a solicitação até a publicação desta matéria.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Lula sanciona lei que proíbe descontos automáticos nos pagamentos do INSS
Por CartaCapital
Advogado compara Bolsonaro a Collor e diz que tomará ‘medidas legais cabíveis’ contra decisão de Moraes
Por CartaCapital


