Justiça

Quem é Fabiano Zettel, cunhado de Daniel Vorcaro e alvo da PF no caso Master

Pastor evangélico da Igreja Lagoinha e empresário, ele foi o maior doador da campanha de Jair Bolsonaro nas eleições de 2022

Quem é Fabiano Zettel, cunhado de Daniel Vorcaro e alvo da PF no caso Master
Quem é Fabiano Zettel, cunhado de Daniel Vorcaro e alvo da PF no caso Master
Foto: Divulgação
Apoie Siga-nos no

O empresário Fabiano Campos Zettel foi alvo da segunda fase da Operação Compliance Zero, nesta quarta-feira 14, deflagrada pela Polícia Federal por determinação do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal. Ele foi preso ao tentar embarcar em um jatinho com destino a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Alvo de prisão temporária para resguardar o sigilo das investigações, Zettel é casado com Natalia Vorcaro, irmã do ex-dono do Banco Master, Daniel VorcaroPastor evangélico da Igreja Lagoinha, ele foi o maior doador da campanha do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022.

Para a campanha do ex-capitão foram doados 3 milhões de reais, além de 2 milhões de reais doados para Tarcísio de Freitas, então candidato ao governo de São Paulo. O empresário foi o sexto maior doador nas eleições naquele ano. Ele também repassou 10 mil reais para a campanha a deputado federal de Lucas de Vasconcelos Gonzalez (Novo-MG).

Zettel é sócio do Grupo Frutaria, da rede de açaí Oakberry, da academia Les Cinq, além de ser fundador e CEO da Moriah Asset, um fundo de investimento voltado para a saúde e bem-estar. Em 2024, ele foi diretor da Super Empreendimentos, negócio ligado a Daniel Vorcaro.

A companhia é controlada pelo fundo Termópilas, sob gestão da Reag Investimentos, empresa que foi alvo da Operação Carbono Oculto em agosto por suspeitas de elos entre o setor de combustíveis, o PCC e o sistema financeiro. Além disso, a Super ganhou destaque no caso do Banco Master após a revelação de que, em dezembro de 2024, transferiu um imóvel de 4,4 milhões de reais para uma mulher investigada em 2022 por tráfico de drogas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo