Justiça

Procuradores exigem que governo apresente plano de comunicação sobre pandemia

MPF também pede que a União promova coletivas de imprensa três vezes por semana

Procuradores exigem que governo apresente plano de comunicação sobre pandemia
Procuradores exigem que governo apresente plano de comunicação sobre pandemia
O presidente Jair Bolsonaro, junto ao novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Foto: Divulgação
Apoie Siga-nos no

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou na terça-feira 30 uma ação civil pública para obrigar o governo federal a apresentar um Plano Nacional de Comunicação para enfrentamento da Covid-19.

Na ação, o MPF pede que as informações devem ser simples e claras e tratar da importância de medidas sanitárias como o distanciamento social, o uso de máscaras, a proibição de aglomerações, o isolamento domiciliar por 14 dias em casos suspeitos e confirmados, a necessidade de ventilação dos ambientes, a higiene das mãos, o cumprimento das regras locais sobre medidas de contenção e prevenção da transmissão comunitária e a segurança e importância da vacinação.

O órgão também obriga a União a promover coletivas de imprensa com o porta-voz responsável, em frequência de ao menos três vezes por semana, para garantir a interlocução com os veículos de comunicação e obter o maior alcance possível na população.

“Essa situação, aliada aos baixos índices de isolamento social observados em todo o país reforçam a imprescindibilidade de adoção urgente de ações de comunicação voltadas à conscientização da população sobre a necessidade de uma mudança de hábitos condizente com o aprofundamento da pandemia, o que deve ser executado, também, através de uma política pública nacional de comunicação em saúde pública que oriente a população como um todo” – destacam os procuradores da República.

A ação foi assinada por membros do Ministério Público Federal dos estados do Rio Grande do Sul, Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo