Justiça

Plenário do STF decidirá sobre pedido de Lula para acessar material da ‘Vaza Jato’

Julgamento ainda não tem data marcada

Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou nesta segunda-feira 9 ao plenário da Corte um habeas corpus em que a defesa do ex-presidente Lula solicita acesso às mensagens apreendidas na Operação Spoofing, que apurava a invasão de aparelhos eletrônicos de autoridades, entre elas o então ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.

Parte das mensagens foi publicada pelo site The Intercept Brasil e por outros veículos, em uma série de reportagens que ficou conhecida como ‘Vaza Jato‘. A Operação Spoofing teve como consequência a denúncia, pelo Ministério Público Federal (MPF), de sete pessoas acusadas de envolvimento na invasão a telefones e na obtenção de dados, como conversas em aplicativos de mensagens.

Em sua decisão, Fachin argumentou que o ministro Luiz Fux, atual presidente do STF, determinou a preservação de provas colhidas pela operação e defendeu que o debate sobre a legitimidade desse material deveria feito pelo plenário.

No entanto, como o caso ainda aguarda liberação para constar da pauta de julgamentos, Fachin decidiu remeter o habeas corpus de Lula à decisão do colegiado.

Ainda não há uma data para o julgamento.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar