Justiça

PGR nega proposta de delação do ex-presidente do BRB, investigado no Caso Master

Segundo Paulo Gonet, a proposta apresentada possuía ‘reduzida utilidade e débil eficácia potencial para os fins a que deveria servir’

PGR nega proposta de delação do ex-presidente do BRB, investigado no Caso Master
PGR nega proposta de delação do ex-presidente do BRB, investigado no Caso Master
O ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa. Foto: Sam Barnes/Web Summit
Apoie Siga-nos no

A Procuradoria-Geral da República negou, nesta quinta-feira 25, o pedido feito pelo ex-presidente do Banco de Brasília, Paulo Henrique Costa, de firmar o acordo de confidencialidade para dar início formal às tratativas da delação premiada. O empresário é investigado por participar de uma engrenagem criminosa estruturada para viabilizar a venda de carteiras fictícias do Banco Master ao BRB.

No documento, Paulo Gonet destaca que o acordo deve contribuir para “o desfecho correto do processo” com a apresentação, pelo colaborador, “de dados que conduzam à descoberta e à obtenção de provas de infrações penais, com identificação dos seus autores” e que “atente à dimensão financeira, relativa à devolução do produto e do proveito advindos das infrações penais”.

Com base nisso, o procurador-geral sustentou que a proposta de Costa apresenta “reduzida utilidade e débil eficácia potencial para os fins a que deveria servir”. De modo geral, a proposta do empresário não possui ineditismos diante daquilo o que foi encontrado e descoberto pelos investigadores. Também não foi citado qual o valor de ressarcimento a ser entregue por ele.

Em uma petição protocolada no início do mês, o ex-presidente do BRB afirmou ao ministro André Mendonça, relator do caso no Supremo Tribunal Federal, que a PGR ignorou suas tentativas de colaborar com as investigações. O caso de Costa contrasta com o de Daniel Vorcaro, ex-CEO do Master, pois no segundo caso o acordo de confidencialidade foi firmado com a Polícia Federal e com a PGR.

No entanto, há também semelhanças: Vorcaro hesita em entregar aliados, levando os investigadores a darem mais de uma negativa às suas propostas. Ele tampouco se comprometeu com a devolução dos valores solicitados pela Procuradoria. O ex-BRB está atualmente custodiado na Papudinha, local para onde Vorcaro foi transferido nesta quinta.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo