Justiça

PGR defende no STJ barrar tentativa de notificar Moraes em processo do Rumble

Autorizar o prosseguimento da ação colocaria em risco a independência do Judiciário brasileiro, sustenta o órgão

PGR defende no STJ barrar tentativa de notificar Moraes em processo do Rumble
PGR defende no STJ barrar tentativa de notificar Moraes em processo do Rumble
O ministro relator Alexandre de Moraes durante sessão da Primera Turma do Supremo Tribunal Federal que retoma o julgamento dos réus do Núcleo 1 da trama golpista. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A Procuradoria-Geral da República recomendou ao Superior Tribunal de Justiça que negue um pedido da Justiça dos Estados Unidos para notificar o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes em uma ação movida pela plataforma Rumble e pela empresa Trump Media.

O parecer da PGR, assinado pelo subprocurador-geral Arthur Gueiros, chegou ao presidente do STJ, Herman Benjamin. O conteúdo do documento, sigiloso, foi revelado nesta quarta-feira 15 pelo jornal O Globo.

O caso começou nos Estados Unidos, mas a Justiça norte-americana não conseguiu notificar Moraes. O STJ, portanto, decidirá sobre o avanço ou não da citação no Brasil.

Segundo Gueiros, autorizar o prosseguimento da ação colocaria em risco a independência do Judiciário brasileiro, uma vez que Moraes expediu suas decisões no exercício de sua função jurisdicional.

A Constituição estabelece que a homologação de decisões estrangeiras é de competência do STJ. O processo é necessário para que uma sentença proferida no exterior – ou qualquer ato não judicial que, de acordo com a lei brasileira, tenha natureza de sentença – possa produzir efeitos no Brasil.

A ação sustenta que o ministro violou a liberdade de expressão nos Estados Unidos ao enviar ordens para derrubar conteúdos no Rumble e pede que suas decisões sejam consideradas ilegais. Após uma determinação da Justiça da Flórida, a notificação foi encaminhada ao Brasil para que Moraes se manifeste.

O processo movido pela Rumble e pela empresa do presidente Donald Trump é parte da ofensiva da Casa Branca contra Moraes. O ministro também sofreu uma sanção com base na Lei Magnitsky, criada para punir terroristas e ditadores.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo