Justiça
PF rejeita proposta de delação de Daniel Vorcaro
A avaliação é que o banqueiro não apresentou novas informações
A Polícia Federal rejeitou, nesta quarta-feira 20, a proposta de delação de Daniel Vorcaro, ex-CEO do Banco Master. O entendimento da corporação é que a proposta acrescentava pouco às informações já obtidas pelas investigações e, por isso, não existiria justificativa para selar o acordo.
A informação sobre a rejeição foi noticiada inicialmente pelo portal g1 e confirmada por CartaCapital com pessoas próximas ao caso.
A Procuradoria-Geral da República (PGR), que faz parte das negociações do possível acordo, ainda não se manifestou sobre a proposta de Vorcaro. Se a PGR quiser, poderá seguir individualmente com o processo de validação da delação, que depois de aceita deverá ser homologada pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal.
A homologação serve para verificar se a colaboração cumpre os requisitos legais, se foi firmada de forma voluntária e se suas cláusulas são regulares. O ministro poderá recusar a proposta caso identifique ilegalidades ou inconsistências.
Na segunda-feira 18, Vorcaro foi transferido pela PF para uma cela comum. Antes, o banqueiro estava em uma “sala de Estado-maior” da Superintendência da Polícia Federal, mesmo espaço usado para prender o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por causa da negociação de sua delação premiada.
A PF investiga o ex-CEO do Master por um esquema bilionário de fraude financeira, corrupção e interferência em órgãos reguladores. A suspeita é que Vorcaro inflava carteiras de crédito para fazer parecer que o Master tinha um resultado muito superior ao real.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Após crise do caso Vorcaro, coordenador de comunicação deixa campanha de Flávio Bolsonaro
Por CartaCapital
‘Tem de perguntar a ele’, diz Michelle Bolsonaro sobre relação de Flávio com Vorcaro
Por CartaCapital



