Justiça
PF encontra bolsas de dinheiro durante operação contra desvio de recursos em Alagoas
A Justiça Federal também determinou o sequestro de bens no valor superior a 8 milhões de reais e medidas cautelares


Agentes da Polícia Federal encontraram mochilas cheias de dinheiro durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão da Operação Pedágio Norte, que investiga possível desvio de recursos públicos federais em um município de Alagoas, nesta quinta-feira 15. A corporação não informou o nome da prefeitura alvo da investigação.
A ação ocorreu em Maceió, São Luís do Quitunde, Paripueira e Satuba. A Justiça Federal também determinou o sequestro de bens no valor superior a 8 milhões de reais e medidas cautelares diversas.
A PF não informou o valor encontrado nas mochilas. De acordo com as investigações, os desvios aconteciam por meio de transferências de valores da empresa contratada para um familiar de servidor público do município responsável pelo contrato.
Além disso, foram identificados saques em espécie nas contas da empresa, com indícios de repasse dos valores em circunstâncias que caracterizam tentativa de ocultação dos recursos.
Os envolvidos poderão responder pelos crimes de peculato, corrupção passiva, fraude em contrato com a administração pública, lavagem de capitais e associação criminosa. As apurações seguem em andamento para identificar outros possíveis envolvidos e o total de recursos desviados.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Fraude no INSS é uma ‘tragédia social’ e investigação reuniu ‘fartos indícios’, diz Dino
Por CartaCapital
PF investiga fraudes em contas vinculadas à plataforma Gov.br
Por Agência Brasil