Perto da prescrição, José Serra vira réu por caixa dois

Gilmar Mendes devolveu para a Justiça Eleitoral de São Paulo o inquérito que investiga o tucano

Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil

Apoie Siga-nos no

A Justiça de São Paulo aceitou, na quarta-feira 4, a denúncia contra o senador José Serra (PSDB) e os empresários José Seripieri Filho, da Qualicorp, Mino Mattos Mazzamati e Arthur Azevedo Filho. Assim, os quatros se tornaram réus no dia que a denuncia ia prescrever.

 

 

O tucano e os empresários são acusados de caixa dois, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.  O juiz Marco Antonio Martin Vargas, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, apontou “indícios suficientemente seguros, idôneos e aptos a indicar, neste momento processual, a plausibilidade da tese acusatória erigida no sentido de que o acusado tenha, em tese, recebido doações eleitorais não contabilizadas no valor total de 5 milhões de reais, durante a campanha eleitoral de 2014”.

O magistrado ainda decretou sigilo dos autos “a fim de evitar interferências indevidas no processo eleitoral municipal de 2020, tendo em vista sua proximidade”. O sigilo termina “ao final do segundo turno do pleito eleitoral (28 de novembro de 2020)”.


 

Gilmar Mendes

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes devolveu para a Justiça Eleitoral de São Paulo o inquérito que investiga a suposta prática de caixa dois. O envio foi feito na última quinta-feira 29, data próxima da prescrição do caso.

Em setembro, Mendes determinou que a investigação por suposto caixa 2 contra fosse remetida ao STF. decisão, o ministro considerou que o caso deveria ter andamento no Supremo em razão da prerrogativa de foro do senador.

A Procuradoria-Geral da República à época defendeu que a investigação deveria ter continuidade na Justiça Eleitoral de São Paulo.

 

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.