Justiça

Parlamentares pedem ao STF a devolução de documentos do caso Master à CPMI do INSS

A solicitação, que contesta uma decisão de Dias Toffoli, se direciona a André Mendonça

Parlamentares pedem ao STF a devolução de documentos do caso Master à CPMI do INSS
Parlamentares pedem ao STF a devolução de documentos do caso Master à CPMI do INSS
Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. Foto: Wikimedia Commons
Apoie Siga-nos no

Parlamentares que integram a CPMI do INSS pediram ao Supremo Tribunal Federal a devolução de documentos obtidos na quebra dos sigilos bancário, fiscal e telemático de Daniel Vorcaro, ex-CEO do Banco Master, investigado por liderar um esquema de fraudes financeiras.

A solicitação chegou ao ministro André Mendonça, relator de investigações sobre o desvio de benefícios do INSS. A ordem para retirar o material da comissão, porém, partiu do ministro Dias Toffoli.

Em dezembro do ano passado, Toffoli mandou encaminhar os documentos à presidência do Senado, sob a tutela de Davi Alcolumbre (União-AP), até o STF decidir o que fazer com as informações.

Os parlamentares alegam que os documentos estão parados há mais de um mês, sem deliberação por parte do STF. Para eles, a retirada dos documentos da CPMI “é um “precedente inédito”.

Assinam o documento os deputados federais Marcel van Hattem (Novo-RS), Alfredo Gaspar (União-AL), Adriana Ventura (Novo-SP) e Luiz Lima (Novo-RJ), e os senadores Rogério Marinho (PL-RN) e Eduardo Girão (Novo-CE). Eles pedem também a manifestação da Procuradoria-Geral da República sobre o caso e o compartilhamento com a CPMI do INSS das provas obtidas pela Polícia Federal.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo