Justiça
Operação mira grupo acusado de desvio de verbas da Lei de Incentivo ao Esporte durante o governo Bolsonaro
Polícia Federal e CGU apontam desvios que podem passar de 10 milhões de reais entre 2019 e 2022


Uma operação conjunta da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) foi deflagrada nesta segunda-feira 30 com o objetivo de desmontar um grupo suspeito de desviar recursos de projetos amparados pela Lei de Incentivo ao Esporte entre 2019 e 2022, período que Jair Bolsonaro (PL) esteve à frente da presidência.
Segundo a CGU, já foram identificados mais de 10 milhões de reais em pagamentos indevidos, mas o montante pode ser maior, já que ainda há projetos que não passaram por auditoria. O grupo seria liderado por um ex-agente público do Ministério do Esporte, que ainda não teve o nome revelado.
A Lei de Incentivo ao Esporte, alvo das ações do grupo, permite que pessoas físicas e jurídicas repassem parte do Imposto de Renda para apoiar projetos esportivos e paradesportivos. O grupo, segundo a PF, desviava parte dos recursos por meio dos agentes públicos envolvidos e intermediários.
O esquema envolvia desvio dos valores por meio de contratos fraudulentos envolvendo cinco entidades: quatro de Belo Horizonte e uma de São Paulo. Elas passaram a ser impedidas de realizar projetos esportivos.
Os agentes da PF e da CGU que vão às ruas nesta segunda cumprem 13 mandados de busca e apreensão. Foi determinado bloqueio de ativos financeiros de pessoas investigadas em valores que chegam a 180 milhões de reais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Operação da PF mira esquema de corrupção na prefeitura de Ilhéus (BA)
Por CartaCapital
Quem são os deputados do PL denunciados pela PGR por corrupção no uso de emendas
Por CartaCapital