Justiça
OAB pede a Moraes para acompanhar audiências sobre mortes em megaoperação no Rio
O governador Cláudio Castro (PL) deve ser ouvido pelo ministro na próxima semana
A seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro pediu ao ministro Alexande de Moraes, responsável pela ADPF das Favelas no Supremo Tribunal Federal, para que um representante da instituição acompanhe audiências marcadas com autoridades do Rio para tratar de megaoperação que deixou mais de 130 mortos.
O documento da Procuradoria da OAB-RJ foi enviado nesta sexta-feira 31. Moraes vai até a capital fluminense, na próxima segunda-feira, para conduzir os encontros com o governador fluminense, policiais, procuradores e outros, sobre a ação mais letal da história do estado. A audiência de Cláudio Castro (PL) será conduzida do Centro Integrado de Comando e Controle da Polícia Militar.
No encontro, o político terá de prestar esclarecimentos a respeito do número oficial de mortos, feridos e detidos, medidas adotadas para garantir a responsabilização em caso de eventuais abusos e violações de direitos, e providências para assistência às vítimas e suas famílias. As informações foram solicitadas pela Comissão Nacional de Direitos Humanos.
Por isso, a seccional fluminense da OAB pediu para que o presidente da sua Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária, Sidney Guerra, seja autorizado para acompanhar as explicações das autoridades. O ministro do STF ainda não se manifestou sobre o pedido.
Movida pelo PSB em 2019, a ADPF das Favelas discute a atuação das forças de segurança em áreas de vulnerabilidade. Em abril deste ano, o STF aprovou, por unanimidade, um conjunto de medidas estruturais para a redução da letalidade policial em favelas do Rio de Janeiro.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Quando o STF deve confirmar se Fux julgará o recurso de Bolsonaro
Por Leonardo Miazzo
Vereadora aciona MPF contra Arthur do Val por comentários sobre operação no Rio
Por CartaCapital



