Justiça
O retorno de Barroso à advocacia após saída do STF
Luís Roberto Barroso anunciou sua aposentadoria antecipada do Supremo em outubro do ano passado
O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, oficializou o seu retorno à advocacia. O escritório LRB – Barroso & Osorio Soluções Jurídicas foi inaugurado na última semana.
Além de Barroso, são sócias do escritório a ex-Secretária-Geral do STF, Aline Osorio, e a advogada Luna van Brussel Barroso, filha do ex-ministro. Segundo o site da empresa, o escritório será “dedicado a fornecer soluções jurídicas customizadas e eficientes em casos de grande complexidade”.
Entre os serviços oferecidos estão a elaboração de pareceres jurídicos, consultoria jurídica e a atuação contenciosa estratégica. “LRB combina formação teórica de excelência, experiência institucional qualificada e compreensão estratégica do Direito. Esses atributos permitem oferecer serviços jurídicos de elevado nível técnico, com análises claras, consistentes e tecnicamente refinadas, orientadas à resolução rápida e eficaz das questões jurídicas apresentadas”, completa o texto.
Barroso anunciou sua aposentadoria antecipada do STF em outubro do ano passado. Ao deixar a Corte, o agora ministro aposentado afirmou que era hora de “seguir novos rumos” e indicou que continuaria trabalhando “por um tempo de paz e fraternidade”.
Quem é Luís Roberto Barroso
Barroso chegou ao Supremo em 2013. Ele foi indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff para a vaga deixada pelo ministro Carlos Ayres Britto, aposentado em novembro de 2012 ao completar 70 anos.
O ex-ministro nasceu em Vassouras (RJ), é doutor em direito público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e mestre em direito pela Yale Law School, nos Estados Unidos.
Antes de chegar ao Supremo, atuou como advogado privado e defendeu diversas causas na Corte, entre elas a interrupção da gravidez nos casos de fetos anencéfalos, pesquisas com células-tronco, união homoafetiva e a defesa do ex-ativista Cesare Cesare Battisti.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Barroso elogia escolha de Lula e diz que Jorge Messias honrará o STF
Por CartaCapital
Quem é e o que pensa Jorge Messias, indicado por Lula para a vaga de Barroso no STF
Por CartaCapital



