Justiça

MP pede condenação de envolvidos em tentativa de explosão próximo a aeroporto de Brasília

O ataque, ocorrido no fim do ano passado, só não se concretizou pois um homem acionou a Polícia Militar após ter encontrado o explosivo

O acusado de tentativa de explodir uma bomba perto do aeroporto de Brasília prestou depoimento à Polícia Civil do DF - Reprodução TV Globo
Apoie Siga-nos no

O Ministério Público do Distrito Federal pediu, nesta segunda-feira 10, a condenação de dois suspeitos do envolvimento na tentativa de explosão de bomba colocada em um caminhão, próximo ao aeroporto de Brasília, em dezembro de 2022.

Segundo a manifestação, obtida pela TV Globo, a ação tinha intenção de “criar pânico na população e, com isso, motivar imaginária ação militar no país”.

O ataque só não se concretizou pois o motorista do caminhão acionou a Polícia Militar após ter encontrado o explosivo.

George Washington de Oliveira Sousa, Alan Diego dos Santos e Wellington Macedo de Souza responde pelo crime de explosão, cuja pena prevista é de 3 a 6 anos de prisão e multa. O terceiro suspeito continua foragido.

O MP pede ainda que a pena dos acusados seja aumentada em até 1/3, pelo crime ter ocorrido próximo a um depósito de combustíveis.

George Sousa ainda é acusado de porte ilegal de armas e pela posse de arma de fogo de uso restrito.

À Justiça, a promotora afirmou que a investigação reuniu elementos que comprovam a autoria dos crimes praticados pelos acusados, como vídeos, laudos periciais e relatórios.

“O plano dos réus era mesmo colocar o artefato perto do aeroporto, plano, aliás, que foi relatado por George Washington em conversa com vizinhos, conforme informação obtida pelos órgãos de inteligência e relatado pelas testemunhas policiais em juízo”, cita trecho. “O objetivo era criar pânico na população e, com isso, motivar imaginária ação militar no país.”

A promotoria destaca ainda que, em depoimento para a polícia, os investigados não demonstraram arrependimento pelo ato.

“As ligações feitas não evidenciam arrependimento pelo crime praticado, e sim a manutenção do intento de causar pânico, ainda mais porque indicou, falsamente, a existência de bombas também dentro do aeroporto, indicando o propósito de desviar a atenção das autoridades”, afirmou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo