Justiça
MP Eleitoral vê ‘incompetência’ do TSE e defende rejeitar ação de Boulos contra Tarcísio
No dia do segundo turno, o governador afirmou, sem apresentar provas, que o PCC havia recomendado voto no candidato do PSOL
O Ministério Público Eleitoral defendeu a rejeição de uma ação movida por Guilherme Boulos contra Tarcísio de Freitas (Republicanos) após o governador afirmar no dia do segundo turno, sem apresentar evidências, que a facção criminosa Primeiro Comando da Capital teria orientado voto no então candidato do PSOL à prefeitura da capital.
O caso foi enviado à análise do MPE pelo ministro Kassio Nunes Marques, vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral. O parecer do órgão partiu do vice-procurador-geral Alexandre Espinosa Bravo Barbosa.
Boulos acionou o TSE após o governador alegar ter ciência de que o PCC orientou familiares e integrantes a votar no psolista, adversário do prefeito Ricardo Nunes (MDB). O deputado federal pede a cassação de Tarcísio por abuso de poder politico e uso indevido dos meios de comunicação.
No documento, o representante do MP Eleitoral argumenta que o caso deve tramitar no Superior Tribunal de Justiça ou no Supremo Tribunal Federal. “No caso em questão, imputa-se suposta prática de delito eleitoral por governador de estado, resultando do contexto a incompetência desse TSE para o processamento e julgamento do feito.”
Além do governador, Nunes é alvo da ação — eles estavam juntos quando a declaração foi proferida. A defesa de Boulos argumentou que a dupla usava adesivos com o número de urna do prefeito no momento da acusação, em uma “ação coordenada no intuito de influenciar o eleitorado”.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Boulos aproveita indiciamento de Marçal para cobrar punição a Tarcísio
Por CartaCapital
Alesp aprova em 1º turno a PEC de Tarcísio que reduzirá o orçamento da Educação em SP
Por Ana Luiza Basilio
Black Friday deve movimentar R$ 7,6 bilhões em faturamento neste ano
Por CartaCapital



