Justiça
Moraes vota para condenar mais 29 participantes do 8 de Janeiro
Até o momento, a Corte condenou 30 pessoas que participaram dos atos antidemocráticos em Brasília
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, votou pela condenação de mais 29 réus acusados de envolvimento nos atos antidemocráticos do 8 de Janeiro, em Brasília. O voto foi inserido no sistema eletrônico do tribunal na madrugada desta sexta-feira 15.
O relator das ações estipulou aos bolsonaristas penas que variam de 14 a 17 anos de prisão, além de multa por danos morais coletivos no montante de 30 milhões de reais.
Os acusados respondem pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
O julgamento acontece no plenário virtual e os demais ministros têm até o dia 5 de fevereiro para apresentar os seus votos. Até aqui, nenhum outro membro do STF adicionou sua posição no julgamento.
Na semana passada, o STF aprovou uma mudança do regimento interno para que as ações penais originárias, como é o caso dos procedimentos envolvendo o 8 de Janeiro, sejam julgadas de forma presencial pelas turmas da Corte.
A decisão, no entanto, valerá apenas para aquelas ações que tiverem início após a publicação da alteração do regimento, o que não afeta, portanto, o julgamento dos bolsonaristas que tentaram dar um golpe de Estado e depredaram os prédios públicos da capital federal.
Até o momento, o STF condenou 30 pessoas que participaram dos atos golpistas em Brasília. As penas aplicadas variam de 3 a 17 anos de prisão.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
PGR apresenta a 1ª denúncia contra financiadores do 8 de Janeiro
Por CartaCapital
8 de Janeiro: Moraes discursa em evento no Planalto aos gritos de ‘sem anistia’
Por CartaCapital
Lula convida governadores para reunião em 8 de janeiro: ‘Lembrar que se tentou dar um golpe’
Por CartaCapital
Ministério Público pede a cassação de Moro por abuso de poder em 2022
Por CartaCapital



