Justiça
Moraes rejeita pedido de site para entrevistar Filipe Martins, réu na ação do golpe
O ministro do STF afirmou haver ‘risco de tumulto neste momento processual’. O bolsonarista integra o núcleo 2 da trama golpista


O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes rejeitou, em decisão publicada nesta sexta-feira 4, um pedido do site Poder360 para entrevistar Filipe Martins, ex-assessor de Assuntos Internacionais do governo de Jair Bolsonaro (PL).
Segundo Moraes, o aval para concessão da entrevista provocaria “risco de tumulto neste momento processual”. Martins é réu na ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022.
O bolsonarista cumpre medidas cautelares desde que deixou a prisão — entre elas, o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de se comunicar com os demais investigados, por qualquer meio.
Ao solicitar a entrevista, o veículo argumentou haver “inegável interesse público” e mencionou a liberdade de imprensa.
Filipe Martins integra o núcleo 2 da trama golpista, segundo a denúncia da Procuradoria-Geral da República. Também fazem parte desse grupo:
- Silvinei Vasques, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal;
- Marília Ferreira de Alencar, ex-diretora de Inteligência do Ministério da Justiça;
- Fernando de Sousa Oliveira, ex-diretor de Operações do Ministério da Justiça;
- Coronel Marcelo Costa Câmara, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro; e
- General Mário Fernandes, ex-secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Moraes dispensa Ibaneis de ser testemunha no núcleo 2 da trama golpista
Por CartaCapital
A nova derrota de Braga Netto ao tentar atrasar a ação do golpe
Por CartaCapital
Moraes mantém a prisão de ‘kid preto’ réu por envolvimento na trama golpista
Por CartaCapital