Justiça
Moraes pede penhora de aposentadoria de Roberto Jefferson
Pedido foi direcionado para a Justiça paulista e servirá para arcar com indenizações que o ex-deputado deve por ofender o ministro


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, pediu a penhora da aposentadoria do ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB). A intenção é que os recursos sejam usados para quitar as indenizações por ofensas que o político deve ao ministro. A informação é do UOL.
O pedido de Moraes foi enviado nesta quinta-feira 1º para a Justiça de São Paulo. Os processos em que Jefferson foi condenado já transitam em julgado e, portanto, não cabem novos recursos por parte do ex-deputado.
Ao todo, por proferir ofensas contra Moraes, Jefferson foi condenado em duas ocasiões e deve 159 mil reais. Destes, 15 mil já foram quitados em uma primeira penhora nas contas do ex-parlamentar.
A defesa do ex-deputado chegou a alegar que ele depende da aposentadoria “para arcar com as despesas necessárias para a sua sobrevivência e da sua família”.
A Justiça de São Paulo ainda não analisou os pedidos de penhora.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.