Justiça

Moraes autoriza Polícia Civil a ouvir Bolsonaro sobre arma encontrada com militar em blitz

A oitiva deve ocorrer na próxima terça-feira 23 às 15h, na residência do ex-presidente

Moraes autoriza Polícia Civil a ouvir Bolsonaro sobre arma encontrada com militar em blitz
Moraes autoriza Polícia Civil a ouvir Bolsonaro sobre arma encontrada com militar em blitz
Chegada de Jair Bolsonaro à prisão domiciliar. Foto: Vinicius Schmidt/Metrópoles/AFP
Apoie Siga-nos no

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou nesta sexta-feira 19 que a Polícia Civil do Distrito Federal realize a oitiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na próxima terça-feira 23 às 15h. O interrogatório deve ocorrer na residência do ex-capitão – local onde está custodiado.

A solicitação foi feita pela PC-DF após um policial militar distrital encontrar uma arma de fogo registrada em nome do ex-presidente no carro funcional de um servidor do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Na ocasião, o sargento do Exército Estácio Leite da Silva Filho foi parado pela blitz e informou que a pistola pertencia a Bolsonaro.

Em manifestação ao Supremo, os advogados do ex-capitão confirmaram a informação e disseram que a arma foi entregue ao sargento para “manutenção”, uma vez que o armamento apresentou um problema, tornando-o “inoperante”. A defesa sustentou ainda que ao deferir o pedido de prisão domiciliar, Moraes não proibiu Bolsonaro de ter a posse de arma em casa.

Na próxima semana, termina o prazo de três meses concedido para o cumprimento da domiciliar. Após o encerramento do período autorizado, Moraes deve analisar as circunstâncias da prisão e, caso conclua que Bolsonaro descumpriu as cautelares, poderá determinar o seu retorno para a Papudinha.

No despacho publicado nesta sexta, o ministro determinou também que a defesa informe, em 48 horas, se houve a contratação de profissional de saúde para acompanhamento do ex-presidente durante o período noturno, conforme solicitado e autorizado, bem como confirme a informação de que os agentes de segurança cedidos a Bolsonaro, em virtude de sua condição de ex-presidente, são diariamente dispensados no período noturno.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo