Justiça
Moraes autoriza PM suspeito de omissão no 8 de Janeiro a participar de festa junina
A permissão vale por duas horas do próximo sábado 22. Flávio Silvestre de Alencar foi preso na 5ª fase da Operação Lesa Pátria


O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes autorizou o major da Polícia Militar do Distrito Federal Flávio Silvestre de Alencar, suspeito de omissão nos atos golpistas de 8 de Janeiro de 2023, a comparecer a uma festa junina.
A permissão vale por duas horas no próximo sábado 22, a partir das 12h10. “Ressalte-se que a presente decisão não dispensa o requerente do cumprimento das demais medidas cautelares a ele impostas, incluído o monitoramento eletrônico”, escreveu o magistrado. O filho do policial participará de uma apresentação no evento.
Alencar foi preso pela primeira vez na 5ª fase da Operação Lesa Pátria, em 7 de fevereiro de 2023. No dia dos ataques às sedes dos Três Poderes, ele era o comandante em exercício do 6º Batalhão, responsável pela Esplanada dos Ministérios.
A investigação identificou no celular de Alencar uma troca de mensagens anteriores ao 8 de Janeiro nas quais o major afirmava que, em caso de manifestações na Esplanada, a PM deveria liberar as invasões. Além disso, ele é suspeito de ter facilitado o desmonte da barreira contra o grupo golpista, na rampa que liga o STF ao Congresso Nacional.
No fim de maio, Alexandre de Moraes concedeu liberdade provisória a Alencar, mediante tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno, cancelamento do passaporte e suspensão do porte de arma.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Governo Milei nega ‘pacto de impunidade’ com Bolsonaro para proteger fugitivos do 8 de Janeiro
Por CartaCapital
Mendonça nega HC e mantém a prisão de idoso condenado por envolvimento no 8 de Janeiro
Por CartaCapital
Ex-primeira-dama da Paraíba é denunciada ao STF por participação no 8 de Janeiro
Por CartaCapital