Justiça
Moraes autoriza desbloqueio parcial de contas de delegado acusado de envolvimento na morte de Marielle
A família de Rivaldo Barbosa terá acesso, mensalmente, a uma parcela do salário do delegado


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, acatou pedido da defesa do delegado Rivaldo Barbosa – acusado de envolvimento na morte da vereadora carioca Marielle Franco – e desbloqueou parte do salário dele para cobrir gastos familiares.
Barbosa está preso desde março do ano passado e, por consequência, seus bens foram bloqueados. Os advogados dele alegaram que o bloqueio impede que gastos dos familiares sejam cobertos. Moraes acatou parcialmente o pedido e liberou pouco menos de 19 mil reais por mês. O valor poderá ser movimentado pela esposa de Barbosa, Érika Araújo.
Dados divulgados pelo Portal da Transparência do governo do estado do Rio de Janeiro mostram que Rivaldo tem, atualmente, remuneração mensal de 48,9 mil reais brutos – o valor líquido é de 30,8 mil reais por mês.
“O pedido formulado de desbloqueio da conta deve ser parcialmente deferido, para permitir que o investigado e sua família possam ter disponibilidade de valores decorrentes de vencimentos do investigado, necessários para a efetiva subsistência familiar”, escreveu Moraes na decisão.
Rivaldo é acusado de ser um dos mandantes do crime contra Marielle e o motorista Anderson Gomes, em março de 2018. Além dele, os irmãos Chiquinho e Domingos Brazão também são suspeitos. Os três estão presos desde março de 2024.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

PF deve apresentar conversas entre delegado Rivaldo Barbosa e Marielle Franco, decide Moraes
Por CartaCapital
PF informa ao STF que não encontrou conversas entre Marielle e delegado acusado de envolvimento no assassinato
Por CartaCapital