Justiça
Moraes absolve quinto morador de rua réu pelo 8 de Janeiro
O ministro também revogou as medidas cautelares impostas ao homem anteriormente
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, absolveu, nesta quarta-feira 15, o quinto réu, que estava em situação de rua, quando foi preso pelos atos golpistas do 8 de Janeiro, em Brasília.
O ministro rejeitou uma ação penal contra o homem proposta pelo Ministério Público, indo a favor do parecer já emitido pela Procuradoria Geral da República, que julgou improcedente a condenação do homem.
“Julgo improcedente a ação penal promovida contra Jean Guimarães dos Santos para absolvê-lo da prática das condutas descritas nos arts. 286, parágrafo único, e 288, caput, c/c. art. 69, caput, todos do Código Penal, por não existir provas suficientes para a condenação, nos termos do art. 386, inciso VII, do Código de Processo Penal”, registrou o magistrado.
Na decisão, o ministro também revogou as medidas cautelares impostas ao homem anteriormente.
Santos foi preso por estar no acampamento em frente ao Quartel-General do Exército e se tornou réu por incitação ao crime e associação criminosa. Em depoimento, no entanto, o homem afirmou estar em situação de rua e vendendo balas no trânsito, e que foi ao acampamento para conseguir comida.
O STF já condenou 371 pessoas pelos atos do 8 de janeiro. Seis pessoas foram absolvidas, incluindo Santos, sendo que cinco eram moradores de rua e um era vendedor ambulante.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Governo pedirá à PF investigação de fake news sobre o Pix, diz Messias
Por Wendal Carmo
‘Interesse privado’: leia petição da PGR contra viagem de Bolsonaro aos EUA
Por CartaCapital
PGR pede que Moraes não autorize viagem de Bolsonaro para a posse de Trump
Por CartaCapital



