Justiça

Magistrados nunca julgam caso em que têm ligação, diz Moraes

As falas são em meio ao debate sobre a implementação de um código de ética para os ministros do STF

Magistrados nunca julgam caso em que têm ligação, diz Moraes
Magistrados nunca julgam caso em que têm ligação, diz Moraes
Ministro Alexandre de Moraes, durante a sessão de quarta-feira 10 no julgamento da tentativa de golpe no Supremo Tribunal Federal (STF) – Foto: Rosinei Coutinho/STF
Apoie Siga-nos no

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, afirmou nesta quarta-feira 4 que magistrados não podem ter ligação com o processo que julgam, inclusive os do STF. A declaração foi durante o julgamento da ações que questionam trechos da resolução do Conselho Nacional de Justiça que estabelece os parâmetros para o uso das redes sociais pelos membros do Poder Judiciário.

“O magistrado não pode ter ligação com o processo que julga. Todos os magistrados, inclusive os desta Suprema Corte, não julgam nunca nenhum caso que tem ligação. O magistrado está impedido de julgar qualquer causa que tenha parte ou como advogado seus familiares“, disse.

O ministro, entretanto, rejeitou a ofensiva de alguns setores contra a realização de palestras por ministros e juízes. ” A magistratura não pode fazer mais nada além do magistério e das palestras. E como o magistrado só pode dar aulas e palestras, passaram a demonizar as palestras”, afirmou.

As falas de Moraes são em meio ao debate sobre a implementação de um código de ética para os ministros do STF. Moraes tem sido criticado após vir à tona o contrato do escritório da sua esposa, a advogada Viviane Barci, com o Banco Master.

Durante o julgamento, o ministro Dias Toffoli, relator do caso Master no Supremo, também defendeu a resolução do CNJ. “Na magistratura não somos livres para dar opinião político-partidária ou eleitoral. Realmente aconteceu de magistrados saíram da magistratura com a resolução”, completou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo