Justiça
Magistrados nunca julgam caso em que têm ligação, diz Moraes
As falas são em meio ao debate sobre a implementação de um código de ética para os ministros do STF
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, afirmou nesta quarta-feira 4 que magistrados não podem ter ligação com o processo que julgam, inclusive os do STF. A declaração foi durante o julgamento da ações que questionam trechos da resolução do Conselho Nacional de Justiça que estabelece os parâmetros para o uso das redes sociais pelos membros do Poder Judiciário.
“O magistrado não pode ter ligação com o processo que julga. Todos os magistrados, inclusive os desta Suprema Corte, não julgam nunca nenhum caso que tem ligação. O magistrado está impedido de julgar qualquer causa que tenha parte ou como advogado seus familiares“, disse.
O ministro, entretanto, rejeitou a ofensiva de alguns setores contra a realização de palestras por ministros e juízes. ” A magistratura não pode fazer mais nada além do magistério e das palestras. E como o magistrado só pode dar aulas e palestras, passaram a demonizar as palestras”, afirmou.
As falas de Moraes são em meio ao debate sobre a implementação de um código de ética para os ministros do STF. Moraes tem sido criticado após vir à tona o contrato do escritório da sua esposa, a advogada Viviane Barci, com o Banco Master.
Durante o julgamento, o ministro Dias Toffoli, relator do caso Master no Supremo, também defendeu a resolução do CNJ. “Na magistratura não somos livres para dar opinião político-partidária ou eleitoral. Realmente aconteceu de magistrados saíram da magistratura com a resolução”, completou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Relator de CPI articula a convocação da esposa de Moraes pelo Caso Master
Por CartaCapital
Moraes nega que ex-assessor de Bolsonaro condenado por golpe trabalhe com análise de obras militares
Por CartaCapital



