Justiça
Lula formaliza ao Senado a indicação de Jorge Messias para o STF
O advogado-geral da União passará por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça e precisará de 41 votos no plenário
O governo Lula (PT) formalizou nesta quarta-feira 1º o envio ao Senado da mensagem presidencial que oficializa a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. Foram mais de quatro meses de espera pelo documento desde o anúncio da escolha do presidente.
Agora, caberá à cúpula do Senado enviar a mensagem de Lula à Comissão de Constituição e Justiça, onde Messias passará por uma sabatina. Para ser aprovado no plenário, precisa dos votos de pelo menos 41 senadores — aliados do AGU afirmam que ele já conta com o apoio mínimo necessário.
Aos 45 anos, o recifense, servidor de carreira da Advocacia-Geral e ex-subchefe da Casa Civil no governo de Dilma Rousseff (PT), ostenta um perfil jurídico técnico, temperado por convicções religiosas que, segundo pessoas próximas, não interferiram em suas decisões.
Messias ganhou notoriedade nacional em 2016, quando foi citado em um telefonema entre Dilma e Lula no episódio em que ficou conhecido como “Bessias”. Na ocasião, a então presidenta tratava da nomeação de Lula como ministro da Casa Civil — barrada pelo ministro do STF Gilmar Mendes.
Desde então, o advogado se consolidou como um quadro de confiança do PT, com trânsito tanto no Executivo quanto no Judiciário.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Aposta de Lula em Minas, Pacheco se filia ao PSB nesta quarta
Por Wendal Carmo
Pesquisa mostra que Flávio Bolsonaro ainda é pouco conhecido do eleitorado brasileiro
Por CartaCapital



