Justiça
Leia a decisão que decretou a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro
Determinação ocorre um dia depois de o ex-presidente aparecer em vídeo publicado pelo filho Flávio nas redes sociais


O ministro Alexandre de Moraes decretou, nesta segunda-feira 4, a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sob o entendimento de ele descumpriu as medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal.
A decisão foi tomada um dia depois de Bolsonaro surgir em um vídeo publicado nas redes sociais de seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), comentando o ato que acontecia no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana. O conteúdo chegou a ser apagado a pedido da defesa do ex-presidente, mas não reverteu a decisão de Moraes.
Bolsonaro estava proibido de utilizar as redes sociais, proibição que englobava transmissões, retransmissões ou veiculação de áudios, vídeos ou transcrições de entrevistas em qualquer plataforma em contas de terceiros.
Leia a decisão completa de Moraes:
MoraesApoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.