Justiça
Justiça torna ré torcedora do Avaí flagrada proferindo ofensas racistas e xenofóbicas
O caso aconteceu durante uma partida contra o Remo, pelo Campeonato Brasileiro, no ano passado
A Justiça de Santa Catarina tornou ré pelo crimes de racismo e xenofobia uma torcedora do Avaí, que foi flagrada proferindo ofensas contra torcedores do Remo, durante partida pelo Campeonato Brasileiro, no ano passado. O caso aconteceu no Estádio da Ressacada, em Florianópolis.
Vídeos que circularam nas redes sociais mostraram a torcedora do time catarinense gritando em direção à torcida do Remo: “Olha tua cor. Olha, pobre aqui não fica”. Ela ainda continua: “Ei? Vieram montados de jegue de lá pra cá?”
De acordo com a 40ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital, a torcedora teria se dirigido ao setor destinado à torcida visitante com expressões discriminatórias relacionadas à cor de pele.
O Promotor de Justiça Jádel da Silva Júnior destacou que as condutas ultrapassaram os limites da rivalidade esportiva, constituindo discurso de ódio que viola princípios fundamentais do Estado brasileiro.
Na ação, além da condenação pelos crimes apontados, a Justiça requer a fixação de indenização mínima de 30 mil reais por dano moral coletivo, a ser destinada ao Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
STF julgará ação contra regras de renovação automática da CNH
Por Maiara Marinho
Justiça manda ex-deputado cumprir pena por importunação sexual contra Isa Penna
Por Wendal Carmo


