Justiça
Justiça recebe queixa de Arthur Lira contra Renan Calheiros por calúnia e difamação
Os parlamentares se envolveram em embates nas redes sociais sobre a escolha de governador para mandato-tampão em Alagoas


A Justiça de Brasília recebeu formalmente uma queixa-crime apresentada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), contra o senador Renan Calheiros (MDB) por calúnia, injúria e difamação.
Os parlamentares discutiram pelo Twitter, em abril de 2022, por divergências sobre como deveria ser escolhido o novo governador para um mandato-tampão em Alagoas, após as renúncias de Renan Filho e de seu vice.
Na ocasião, Renan Calheiros comemorou a decisão do Tribunal de Justiça do estado de derrubar a liminar que suspendia a realização de eleições indiretas para o cargo. Na rede social, o senador acusou o presidente da Câmara de tentativa de golpe.
“Quarteladas, afrontas aos poderes e desacato às decisões judiciais são condutas de tiranos em qualquer lugar. O TJ-AL acaba de incinerar o golpe de Arthur Lira para impedir as eleições para o governo de Alagoas na forma da Constituição”, escreveu Renan.
Em resposta, Lira afirmou que o senador “entende bem” de golpes.
“Em Alagoas, achaca e interfere nos poderes, desrespeita a vontade popular e quer fazer do Estado a extensão do seu latifúndio. Não conseguirá!”, disse.
Os dois parlamentares já haviam protagonizado outras discussões. Em setembro de 2022, Renan acusou Lira de comprar depoimentos contra o governador de Alagoas e candidato a reeleição, Paulo Dantas (MDB).
Agora, o senador terá 10 dias para se manifestar sobre as acusações apresentadas pelo colega de Congresso. Após a defesa, a Justiça decidirá pela continuação ou pelo arquivamento do procedimento.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

MDB confirma que Jader Filho e Renan Filho serão ministros de Lula
Por Wendal Carmo
A troca de farpas entre Renan Calheiros e o PT na votação de projeto sobre o orçamento secreto
Por CartaCapital