Justiça

Justiça nega recurso e mantém condenação a jornalista perseguido por Zambelli

Juiz não reconheceu a apelação e confirmou a condenação por difamação

Justiça nega recurso e mantém condenação a jornalista perseguido por Zambelli
Justiça nega recurso e mantém condenação a jornalista perseguido por Zambelli
Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O Tribunal de Justiça de São Paulo negou o recurso e confirmou a condenação por difamação do jornalista Luan Araújo contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Araújo foi perseguido por Zambelli, armada, na véspera do segundo turno da eleição presidencial de 2022.

Luan já tinha sido condenado em 1ª instância a oito meses de detenção em regime aberto, com pena substituída por prestação de serviço à comunidade. Em junho deste ano ele recorreu da sentença.

O juiz Fabrício Reali Zia, nesta terça-feira 2, não reconheceu a apelação e determinou que Araújo compareça em até 30 dias no cartório de execuções para retirar o ofício de encaminhamento à Central de Penas e Medidas Alternativas de São Paulo.

Zia considerou Araújo culpado por crime contra a honra devido a um texto publicado no site Diário do Centro do Mundo sobre o caso.

“Zambelli, que diz estar com problemas, na verdade, está na crista da onda. Continua no partido pelo qual foi eleita, segue com uma seita de doentes de extrema-direita que a segue incondicionalmente e segue cometendo atrocidades atrás de atrocidades”, publicou Luan Araújo logo após o episódio.

Para o magistrado, “a liberdade de expressão, como é cediço, não pode ser entendida como possibilidade de se proferir discurso de ódio, que se configura como violência comunicacional, violência que atinge atributo do próprio ser humano que é sua honra e sua dignidade”.

Carla Zambelli é na ação sobre a perseguição armada que tramita no Supremo Tribunal Federal. A Procuradoria-Geral da República negou a Zambelli a possibilidade de celebrar um acordo de não persecução penal e pediu a condenação da deputada em 100 mil reais por danos morais coletivos, além do cancelamento definitivo do porte de arma.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo