Justiça

Justiça nega indenização à família de testemunha de Jeová que morreu após recusa de transfusão

O TJ-SP afastou a responsabilidade do hospital no caso e rejeitou também um pedido de ressarcimento de gastos em instituição particular

Justiça nega indenização à família de testemunha de Jeová que morreu após recusa de transfusão
Justiça nega indenização à família de testemunha de Jeová que morreu após recusa de transfusão
Sede do Tribunal de Justiça de São Paulo Foto: Divulgação/TJ-SP
Apoie Siga-nos no

A Segunda Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou uma decisão da primeira instância que nega um pedido de indenização apresentado pela família de uma paciente testemunha de Jeová que morreu após uma sofrer uma fratura no fêmur. A Corte publicou o acórdão em 17 de julho.

Segundo os autos, os parentes da mulher recusaram — por motivos religiosos — uma cirurgia indicada pelos médicos, porque ela envolvia transfusão de sangue.

Houve a abertura de um protocolo para buscar outro hospital que realizasse o procedimento de acordo com os preceitos religiosos. Os familiares da idosa conseguiram vaga em uma unidade particular para a cirurgia, mas a mulher morreu dias depois.

O relator do recurso no TJ-SP, desembargador Marcelo Martins Berthe, destacou que a equipe ofereceu o tratamento necessário, procurou outro hospital que pudesse realizar a cirurgia e disponibilizou leito para retorno após a realização do procedimento em uma unidade particular.

“Assim, a simples afirmação da ocorrência de dano não é o suficiente para a condenação da Fazenda Pública ao pagamento de indenização”, escreveu. Os desembargadores Claudio Augusto Pedrassi e Luciana Bresciani acompanharam o relator e construíram uma decisão unânime.

Os magistrados também negaram um pedido de ressarcimento dos valores gastos no hospital particular, uma vez que “não há previsão legal para reembolso, havendo consolidada jurisprudência deste Tribunal acerca do tema”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo