Justiça

Justiça manda derrubar sigilos de reuniões de Jair Renan Bolsonaro, diz site

A decisão vai contra a negativa da Secretaria de Esportes e Lazer do DF de prestar informações sobre o conteúdo dos encontros com o filho do presidente

Justiça manda derrubar sigilos de reuniões de Jair Renan Bolsonaro, diz site
Justiça manda derrubar sigilos de reuniões de Jair Renan Bolsonaro, diz site
Jair Renan Bolsonaro, filho 04 do presidente. Foto: AFP
Apoie Siga-nos no

A segunda instância da Justiça do Distrito Federal determinou a retirada do sigilo imposto às reuniões entre a Secretaria de Esportes e Lazer do DF e Jair Renan, filho do presidente Jair Bolsonaro (PL). A informação é do portal UOL. 

A decisão vai contra a negativa da pasta de prestar qualquer informações sobre o conteúdo dos encontros com o filho 04 do ex-capitão. Os registros de entrada e saída do prédio também foram colocados sob sigilo.

A Justiça apura se Jair Renan atuou para favorecer interesses particulares da sua empresa, Bolsonaro Jr. Eventos e Mídia, também alvo de investigação da Polícia Federal. 

Um dos indícios levantados contra o filho do presidente é a compra da sede da empresa, no estádio Mané Garrincha, obtida junto à Secretaria de Esportes por um valor menor do que o de mercado. 

A hipótese alegada pelo servidor Marivaldo de Castro Pereira, autor da representação que deu início ao procedimento, é de que Jair Renan foi às reuniões na Secretaria acompanhado do assessor especial da Presidência Joel Novaes da Fonseca.

Em decisão na primeira instância, o juiz Daniel Branco Canacchioni determinou que a pasta deveria informar se “Jair Renan Bolsonaro participou de reuniões com autoridades públicas, os assuntos deliberados, se houve registro das reuniões e se foi celebrado algum pacto ou contrato com ele ou com pessoas jurídicas da qual seja sócio ou administrador”.

A Secretaria havia negado acesso às informações alegando que as mesmas “podem colocar em risco a segurança do Estado e a do próprio Presidente da República”. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo