Justiça

Justiça Eleitoral rejeita ação contra Marçal e Meta por sugestão de emojis no Instagram

Magistrado não notou indícios de que a recomendação viole a isonomia entre os candidatos a prefeito de São Paulo

Justiça Eleitoral rejeita ação contra Marçal e Meta por sugestão de emojis no Instagram
Justiça Eleitoral rejeita ação contra Marçal e Meta por sugestão de emojis no Instagram
Pablo Marçal, ex-candidato a prefeito de São Paulo. Foto: Renato Pizzutto/Band
Apoie Siga-nos no

A Justiça Eleitoral rejeitou uma ação que questionava a Meta e o influenciador Pablo Marçal, candidato à prefeitura de São Paulo pelo PRTB, pelo fato de o Instagram sugerir a usuários emojis ligados à campanha do ex-coach. O despacho foi assinado pelo juiz Murilo Viana Cotrim na segunda-feira 9.

Os questionamentos partiram da ativista Amanda Paschoal, candidata a vereadora na capital paulista neste ano. O processo envolve a recomendação do número 28 e da letra “M”, que aparecem como sugestão de comentários para internautas mesmo em publicações de adversários de Marçal, como Guilherme Boulos (PSOL) e Tabata Amaral (PSB).

Foto: Reprodução

À Justiça, Paschoal sustentou que isso poderia configurar violação ao princípio da isonomia entre os candidatos, além de pedir que a big tech resolvesse possíveis erros ou suspendesse a funcionalidade até o fim das eleições.

Na semana passada, o magistrado havia fixado um prazo de 48 horas para que a Meta e o candidato prestassem esclarecimentos sobre o caso. A plataforma afirmou não ter responsabilidade pela sugestão do emoji, que seria uma “mera funcionalidade orgânica”. O Ministério Público se manifestou contra o prosseguimento da ação.

Ao arquivar o caso, Cotrim afirmou não ter visto indícios de que a recomendação de emojis viole a isonomia entre os candidatos. Também pontuou que não há provas de que a campanha de Marçal teria utilizado robôs para comentar e impulsionar as sugestões.

“Não se verifica dispositivo legal ou regulamentar nas resoluções das eleições tratando especificamente do assunto, de sorte que a funcionalidade de sugestão de emojis está dentro da forma como desenhou o Instagram o seu funcionamento e características, no exercício da livre iniciativa.”

Leia a decisão: 

”Marcal[1
”]

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo