Justiça
Justiça do DF condena Gayer por ofensa misógina contra Gleisi
A sentença também determinou que o deputado bolsonarista pulique uma retratação nas redes sociais
A Justiça do Distrito Federal condenou nesta quarta-feira 8 o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) a pagar uma indenização de 20 mil reais em razão de ofensas misóginas contra a ex-ministra das Relações Institucionais Gleisi Hoffmann (PT).
Em março de 2025, Gayer publicou no X um vídeo insinuando que o presidente Lula (PT) estaria “oferecendo” a então ministra aos líderes do Congresso da mesma forma que um cafetão faz com uma “garota de programa”.
Na mesma publicação, o deputado afirmou que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), deveria formar um “trisal” com Gleisi e o marido dela, o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ).
As insinuações ocorreram após Lula dizer que nomeou uma “mulher bonita” para a articulação política.
A sentença da 6ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do DF também determinou que o deputado goiano pulique uma retratação nas redes sociais em até dez dias, sob pena de multa diária de mil reais.
“A representação pública, além de medida reparatória, possui função simbólica e pedagógica relevante, especialmente quando a ofensa se dá em ambiente de ampla exposição digital e envolve agentes públicos”, argumentou o desembargador Alfeu Machado, relator do caso.
Para o magistrado, a linguagem utilizada por Gayer é “chula, sexualizada e desprovida de qualquer conteúdo político ou institucional”. Na prática, o colegiado reformou a decisão da primeira instância que havia negado o pagamento da indenização.
Nas redes sociais, Gleisi e Lindbergh divulgaram um vídeo se manifestando sobre a indenização. “Isso não é só uma vitória individual. É um recado claro: mulher não pode ser alvo de machismo e violência política”. A reportagem procurou o gabinete de Gayer para comentar a decisão e aguarda resposta.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
AGU dá 5 dias para o Google remover das buscas sites que criam nudes falsos com IA
Por CartaCapital
Visando o fim da escala 6×1, Lula busca substituto para Gleisi na articulação política
Por Vinícius Nunes


