Justiça

Justiça condena a União a pagar indenização por homofobia de ministro de Bolsonaro

O caso se refere à entrevista em que Milton Ribeiro associou a homossexualidade a ‘famílias desajustadas’

Justiça condena a União a pagar indenização por homofobia de ministro de Bolsonaro
Justiça condena a União a pagar indenização por homofobia de ministro de Bolsonaro
Créditos: EBC
Apoie Siga-nos no

A Justiça Federal confirmou, nesta terça-feira 1º, a condenação da União ao pagamento de indenização de 200 mil reais por danos morais coletivos devido a declarações homofóbicas de Milton Ribeiro quando ele era ministro da Educação de Jair Bolsonaro (PL). Cabe recurso.

A decisão, da Quarta Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, atende parcialmente a uma ação civil pública apresentada pela Aliança Nacional LGBTI+ e por outras dez entidades.

O caso se refere à afirmação de Ribeiro de que a homossexualidade não seria normal. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo em setembro de 2020, o então ministro ainda falou em “famílias desajustadas”.

“Acho que o adolescente que muitas vezes opta por andar no caminho do homossexualismo (sic) tem um contexto familiar muito próximo, basta fazer uma pesquisa. São famílias desajustadas, algumas. Falta atenção do pai, falta atenção da mãe. Vejo menino de 12, 13 anos optando por ser gay, nunca esteve com uma mulher de fato, com um homem e caminhar por aí”, afirmou o pastor, na ocasião.

A maioria da Quarta Turma seguiu o voto do relator, desembargador federal Wilson Zauhy, para quem as declarações do ministro “ultrapassam o limite da opinião ocasional, conjugando-se em verdadeira investida contra os cidadãos com identidade de gênero homossexual, a quem destina a pecha de anormais, inclusive do ponto de vista biológico”.

Zauhy frisou que as alegações assumem contornos de discriminação e preconceito e visam à marginalização de uma parcela da população. Implicam, ainda, em violação direta das garantias constitucionais da igualdade e da dignidade da pessoa humana.

A indenização deverá ser destinada ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos, para aplicação em políticas que beneficiem a população LGBTI+.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo