Justiça
Justiça arquiva inquérito sobre ação de terceiros em atentado a Bolsonaro
Investigação pode ser retomada se houver informações novas
A Justiça determinou o arquivamento do inquérito que apura possível participação de terceiros no episódio em que Jair Bolsonaro foi atacado com uma faca durante sua campanha para a presidência da República, em 2018.
A decisão foi do juiz Bruno Savino, da 3ª Vara Federal de Juiz de Fora (MG). Ele acolheu o pedido do Ministério Público Federal (MPF), que concluiu que Adélio Bispo agiu sozinho, por iniciativa própria e sem a ajuda de terceiros.
O MPF chegou a essa conclusão com base em um relatório da Polícia Federal, que apresentou o mesmo diagnóstico do caso. Para a PF, Adélio Bispo foi responsável tanto pelo planejamento da ação criminosa quanto por sua execução.
A decisão de arquivamento não extingue a possibilidade de que investigações nesse sentido sejam retomadas. A decisão judicial considera a hipótese do surgimento de novas informações.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



