Justiça
Justiça aceita queixa-crime contra Ciro Gomes por chamar Damares de ‘bandida nazifascista’
O vice-presidente do PDT tem prazo para responder acusação de calúnia e difamação


A 3ª Vara Criminal da Comarca de Fortaleza aceitou uma queixa-crime movida pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) contra o vice-presidente do PDT Ciro Gomes por ter se referido a ela como “bandida nazifascista da quadrilha do Bolsonaro”, em entrevista de 27 de maio de 2020.
Ciro concedeu a declaração em uma transmissão no canal Jornal do José, no YouTube. À época, Damares era ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos de Jair Bolsonaro (PL).
Na decisão, o juiz Ricardo Emídio de Aquino Nogueira enfatizou se tratar de “uma mera admissibilidade da acusação, não cabendo nessa fase processual exame aprofundado do teor dos fatos narrados”. A partir da determinação, de 18 de janeiro, Ciro tem 10 dias para responder a uma acusação de calúnia e difamação.
“A queixa-crime contém a exposição do fato criminoso, com todas as suas circunstâncias, a qualificação do querelado e a classificação do crime. Diante do exposto, satisfeitos os requisitos elencados no art. 41, do CPP, ausentes quaisquer hipóteses de rejeição a que alude o art. 395 do CPP, RECEBO A QUEIXA-CRIME para, em consequência, determinar a citação do querelado para que responda à acusação”, diz o juiz.
A reportagem procurou a assessoria de imprensa de Ciro, mas não obteve retorno.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Ciro Gomes volta a alfinetar Lula e sugere uso político do ato em alusão ao 8 de Janeiro
Por Wendal Carmo
Após racha com Ciro, Cid Gomes vai se filiar ao PSB em fevereiro
Por CartaCapital