Justiça
Gilmar Mendes determina ‘depoimento imediato’ de Carla Zambelli em caso de violência armada
Zambelli está nos Estados Unidos e oitiva poderá ser realizado por videoconferência


O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, determinou neste sábado 5 que a Procuradoria-Geral da República tome o ‘depoimento imediato’ da deputada Carla Zambelli (PL-SP) para apurar a perseguição armada protagonizada por ela em São Paulo na véspera da eleição. A decisão atende a um pedido da própria PGR.
“Em relação ao pedido de oitiva da Deputada Federal Carla Zambelli, entendo que se trata de medida necessária e adequada ao esclarecimento da hipótese investigativa requerida por parte do titular da ação penal”, diz um trecho da decisão do ministro.
“Ainda que tal depoimento já tenha sido prestado em primeiro grau, a reinquirição da parlamentar pelo promotor natural do caso constitui medida útil ao regular desenvolvimento das investigações, razão pela qual deverá ser imediatamente realizada pela PGR, tendo em vista inclusive a relevância do caso e a necessidade de se imprimir um ritmo adequado a este procedimento investigativo”, completa.
O pedido da PGR, vale dizer, ocorre após o grupo de advogados Prerrogativas protocolar notícia-crime contra a parlamentar que sacou uma arma, invadiu um bar e perseguiu um homem na véspera do segundo turno. Vale dizer, que atitude, além da violência em si, desobedeceu uma ordem do Tribunal Superior Eleitoral que proibia a circulação de armas durante o período próximo da votação.
Zambelli, é importante lembrar, não está no Brasil. Nesta semana, a parlamentar confirmou que está em viagem nos Estados Unidos para ‘fazer consultas sobre liberdade de expressão’. O depoimento, porém, pode ser tomado por videoconferência. Na decisão, o ministro adverte que, se o depoimento demorar a ser feito, as investigações poderão prosseguir à revelia.
Leia a íntegra da decisão do ministro:
gilmar-ordena-depoimento-zambelli-pgrApoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.